sexta-feira, 11 de novembro de 2011

CONSELHO DE MESTRE ( Contribuição de Cleuber Landim via Facebook)

COMO ESTUDAR PARA MELHORAR NO JOGO DE DAMAS

OPINIÃO DE AUGUSTO CARVALHO
7 VEZES CAMPEÃO BRASILEIRO


Para aumentar os conhecimentos de aberturas é imprescindível aperfeiçoar o nível de jogo; seu estudo está relacionado com a assimilação dos elementos táticos e estratégicos do meio jogo, fase estritamente ligada com a mobilização das forças combativas. O modo de trabalhar a teoria de aberturas depende diretamente do caráter do damista. É provável que não se possa estabelecer uma norma geral, porém, é necessário anotar todas as partidas jogadas e logo em seguida analisá- las em casa; esta é uma norma para todos. Outro conselho importante é a criação de variantes próprias. Isto desperta o gosto pela teoria das aberturas e faz ver que muito além do que aparentemente se conhece existem enormes reservas para analisar.
A teoria da abertura, considerando lances normais ou tablita, é o fruto do trabalho de muitas gerações de destacados damistas e está baseada fundamentalmente no estudo simultâneo das 3 etapas da partida: abertura, meio-jogo e final. Quem deseja atingir um elevado nível técnico no jogo de damas deverá, necessariamente, assimilar uma boa técnica para o tratamento dos finais. Primeiro ele tem começar pelo final de 2 por 2 e seguir com 3 x 3, 4 x 4, 5 x 5, 6 x 6.
Todos os tipos de finais, até com dama, mas tem que ter uma metodologia de estudo. Pode ser uma ou duas horas diárias e reservar um dia para revisão. Faz-se esta metodologia de estudo por um período e depois a mesma coisa com meio-jogo. E depois a mesma coisa com Aberturas. É preciso paciência e dedicação para se tornar um jogador de primeira qualidade. Este é um método que funciona, mas também é cansativo. Muitos jogadores começam a jogar e estudar damas pelas aberturas e depois esquecem de estudar final e meio de Aquele jogador que acredita que tem de começar a estudar o jogo de damas pelas aberturas, eu aconselho que ele, então, inicie o estudo das aberturas Russa e Australiana, que, para mim, formam o Coração de um tabuleiro de damas. Com elas aprendemos a atacar e a defender, a dominar o centro e a envolver o centro. O meio-jogo é a parte mais fundamental do jogo de damas. Tanto faz uma abertura iniciar-se pela tablita ou pelos lances convencionais, pois é no meio-jogo que a grande batalha vai acontecer. E tanto faz como se inicia uma partida, as posições e idéias de meio-jogo são similares.

7 comentários:

  1. Obrigado ao Mestre pelo conselho e ao administrador do blog pela iniciativa de divulgá-lo.

    ResponderExcluir
  2. Sou o Cleber e achei a matéria, Muito Bom.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. sou márcio muito obrigado mestre pelo conselho agora eu vou me dedicar todos os dia da minha vida

    ResponderExcluir
  4. sou márcio muito obrigado mestre pelo conselho agora eu vou me dedicar todos os dia da minha vida

    ResponderExcluir
  5. Grande mestre Augusto carvalho aqui é o Antônio Facada - DF. Excelente matéria e dicas, vc é fortíssimo.
    Já tive a honra de jogar duas partidas contigo quando eu tinha 17 anos e empates as duas, agora estou com 44 gostaria de poder ter a mesma honra.

    ResponderExcluir
  6. Grande mestre Augusto carvalho aqui é o Antônio Facada - DF. Excelente matéria e dicas, vc é fortíssimo.
    Já tive a honra de jogar duas partidas contigo quando eu tinha 17 anos e empates as duas, agora estou com 44 gostaria de poder ter a mesma honra.

    ResponderExcluir