sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Colaboração de Cleuber Landim via Facebook

O Jogo de Damas é Esporte?

Um dia, quando participava dos Jogos Abertos do Interior em uma cidade de nosso estado escutei o seguinte comentário de um senhor que estava assistindo as partidas : Jogo de Damas é esporte? Não quis entrar em detalhes, pois estava competindo e não podia conversar, mas aquilo me ficou martelando as idéias. Relembrando aquele fato, hoje, surgiu-me a idéia de comentá-lo.

Esporte é uma “ Atividade competitiva, institucionalizada, realizada conforme técnicas, habilidades e objetivos propostos pelas modalidades esportivas, determinados por regras preestabelecidas que lhe dá forma, significado e identidade, ,podendo também, ser praticado com liberdade e finalidade lúdica estabelecida por seus praticantes”, assim conceitua o CONFEF – Conselho Federal de Educação Física.

É Fácil, pois, entender que não só o Jogo de Damas, o Xadrez, mas tantas outras modalidades, para uns exóticas, estão ali enquadradas, como também já foram definidas na Lei Pelé - Lei N.º 9.615, de 24 de Março de 1998 , em seu - CAPÍTULO III – DA NATUREZA E DAS FINALIDADES DO DESPORTO, onde determina, em seu Art. 3º O desporto pode ser reconhecido em qualquer das seguintes manifestações: I - desporto educacional, II - desporto de participação, III - desporto de rendimento.

Em seu trabalho, A Natureza do Jogo de Xadrez, o professor Wilson da Silva, comenta “ Certa vez um jornalista perguntou ao Grande Mestre Internacional Savielly Tartakower quem era o melhor enxadrista de todos os tempos e recebeu a seguinte resposta: se o xadrez é uma ciência o melhor é Capablanca; se o xadrez é uma arte o melhor é Alekhine; se o xadrez é um esporte o melhor é Lasker.

Quem puder leia o trabalho na íntegra, está na Inernet, ele tece alguns comentários relacionando o xadrez com estas três áreas do conhecimento: Esporte, Ciência e Arte.

Amigos , como o Xadrez e o Jogo de Damas, são para mim considerados irmãos, e o Jogo de Damas já foi chamado de “ A mãe do Xadrez” , se algum dia lhes perguntarem se o Jogo de Damas é um esporte , respondam - Não, ele é um Esporte, é uma Ciência e também uma Arte.

Aroldo/janeiro/2009

2 comentários:

  1. Moisés, vc tem o perfil do facebook do landim? poderia me enviar. Moro em Brasília e gostaria de conhecer o Landim.

    ResponderExcluir
  2. Haaa! esqueci de postar o meu e-mail. Me envie se puder para o e-mail airtonstywee@hotmail.com

    ResponderExcluir